“A Imagem do Teatro” – Fotografias de Chico Nogueira, Gilson Camargo e Milla Jung – Curitiba/PR

aimagemdoteatro_expo_hall_seec_08_05_2013_curitiba
Eduardo Moreira e Antônio Edson, do Grupo Galpão, em “A Rua da Amargura”. Foto Gilson Camargo.

O efêmero tornado eterno

A diversidade e a riqueza da cena teatral curitibana dos anos 90 foi intensamente registrada pelo trabalho de diversos fotógrafos locais. Entre eles, três profissionais de destaque legaram ao MIS/PR um valioso acervo que documenta o trabalho de grandes atores, expoentes de diversas gerações, como Mário Schoemberger e Guilherme Weber, entre tantos outros, e faz uma expressiva evocação da obra de alguns dos diretores paranaenses mais atuantes no período, como Marcelo Marchioro, Edson Bueno, Cleon Jacques, João Luiz Fiani e Felipe Hirsch.

Obras de Gilson Camargo nesta exposição traçam um panorama revelador de grandes momentos do teatro brasileiro, com imagens de peças apresentadas nos primeiros anos do Festival de Teatro de Curitiba, hoje o mais importante evento do gênero no país.

A qualidade técnica e artística das fotos de Chico Nogueira (também importante ator e diretor teatral), Gilson Camargo e Milla Jung aqui expostas, representam nos dias atuais um valioso testemunho da força criativa da arte teatral que acontece nos palcos curitibanos. Uma arte que embora efêmera em relação à sua dimensão temporal, se eterniza na alma de seus espectadorese e pode ainda ser revivida através da contemplação desse impressionante conjunto de imagens.

Fernando Severo, diretor do MIS/PR

DSC_0050
Acima, fotos de Chico Nogueira. Na imagem maior, Mário Schoemberger em “O Ventre do Minotauro” (1998).

“Trinta e nove anos de teatro! Trinta e cinco de fotografia de teatro! Muitas peças, muitos e muitos filmes depois (essas fotos aqui são de 1998 e 1999), cá estou, mais uma vez, a reverenciar o trabalho dessas pessoas tão especiais, tão preciosas para mim: atores, diretores, técnicos, todos, enfim, com quem tive e tenho a felicidade, desde há muito, de compartilhar o palco e a vida!”
Chico Nogueira

Clique e assista a entrevista concedida por Chico Nogueira ao programa “Passado e Presente”, da ÓTV, em abril de 2013 – http://www.otv.tv.br/programa/passado-e-presente/passado-e-presente-fala-sobre-o-teatro-paranaense/

DSC_0067
Acima, fotos de Gilson Camargo. Na imagem maior, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em “Flash and Crash Days” (1992).

“Fotografar espetáculos é uma atividade constante na minha vida profissional. As fotos desta exposição foram produzidas entre os anos de 1992 e 1999 e registram meu trabalho como fotógrafo do Festival de Teatro de Curitiba, em suas primeiras edições.”
Gilson Camargo

DSC_0154
Acima, fotos de Milla Jung. Na imagem maior, Guilherme Weber em “Esperando Godot” (1991).

“Falar de teatro em Curitiba passará sempre por estes dois nomes: Guilherme Weber e Felipe Hirsch. Essa juventude que veio do frio agora conquista outros públicos em outros lugares bem longe daqui. Mas está marcado, como a boa herança, todo o trabalho árduo que desenvolveram, fazendo-nos amadurecer como espectadores. É um privilégio ter tido acesso à Sutil Companhia de Teatro desde suas primeiras montagens!”
Milla Jung

expo_aimagemdoteatro_hall_seec_08_05_2013_curitiba8

A Imagem do Teatro
De 09 de abril a 05 de julho de 2013
Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Rua Ébano Pereira, 240, Centro, Curitiba/PR
Entrada Gratuita

DSC_0197

Governador do Estado do Paraná: Beto Richa
Secretário de Estado da Cultura: Paulino Viapiana
Diretora Geral: Valéria Marques Teixeira
Coordenadora do Sistema Estadual de Museus: Christiane Vianna Baptista
Diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná: Fernando Severo
Curadoria: Fernando Severo
Pesquisa e documentação MIS/PR: Graça Bandeira
Coordenação administrativa MIS/PR: Renildes Carli
Apoio técnico MIS/PR: Camila Macedo, Gefferson Vaz, Janaina Veiga e Mateus Bravo

expo_aimagemdoteatro_hall_seec_08_05_2013_curitiba9

expo_aimagemdoteatro_hall_seec_08_05_2013_curitiba10

Em 15 de abril de 2013 por Gilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *