Concerto de Kun Woo Paik – Capela Santa Maria, Curitiba/PR

Concerto de Kun Woo Paik - Capela Santa Maria - Curitiba / PR / Brasil

Um dos principais pianistas de sua geração, sul-coreano toca pela 1ª vez em Curitiba

Por Rafael Rodrigues Costa – Gazeta do Povo, 07/10/2016

Kun Woo Paik faz recital com entrada franca na Capela Santa Maria neste domingo (9/10)

O pianista sul-coreano Kun Woo Paik se apresenta pela primeira vez no Brasil neste domingo (9), às 18h30, na Capela Santa Maria. Radicado em Paris, o músico é reconhecido internacionalmente desde os anos 1970, e tem na biografia performances ao lado das principais orquestras do mundo.

No recital, promovido pela Embaixada da Coreia, Paik vai tocar algumas das peças mais importantes do vasto repertório que tem gravado.

De Ravel, o pianista tocará “Valsas Nobres e Sentimentais”. A apresentação da obra completa para piano do compositor francês em Nova York, no anos 1970, foi uma das responsáveis por impulsionar a carreira internacional de Paik.

De Liszt, outro compositor importante em seu repertório, o músico tocará “Fantasia e Fuga sobre o tema B-A-C-H”. O programa ainda terá a “Suíte Francesa N.º 5”, de Bach, e “Variações sobre um tema de Haendel”, de Brahms.

O evento tem entrada franca, sujeita à lotação da Capela Santa Maria. O acesso será por ordem de chegada.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Paik conta que fez uma seleção de peças que já toca há muito tempo, e pelas quais tem um carinho especial. “Mesmo depois de muitos anos, todo dia há uma coisa nova para descobrir dentro da música”, conta o pianista.

Aos 70, o músico diz estar contente por estar finalmente pela primeira vez no Brasil – país de Villa-Lobos, compositor que admira, e de Nelson Freire, colega pianista famoso que conheceu em Paris. “Há muito tempo tinha vontade de conhecer o Brasil, principalmente pela natureza brasileira”, diz.

Paik – que também se apresenta em Brasília (DF) na próxima terça-feira (11), em comemoração à Data Nacional da República da Coreia – conta que está comemorando dez anos da gravação da integral das “Sonatas para Piano”, de Beethoven, que lançou pela Decca em três volumes entre 2005 e 2007. Ele fará uma turnê por várias cidades da Coreia em 2017.

Além da agenda de recitais tradicionalmente cheia, o músico conta que tem procurado acompanhar o surgimento da próxima geração de pianistas. Paik – que estudou música na Juilliard School e teve entre seus mestres Rosina Lhévinne e Wilhelm Kempff – diz estar interessado em entender como os novos pianistas estão se desenvolvendo, e que tem encontrado muitos músicos promissores, com um estilo próprio. “Ter seu próprio som, sua própria expressão, é a coisa mais importante para o músico”, aconselha.

Senhoras e senhores, boa noite.

Gostaria primeiramente de agradecer a presença de todos aqui na Capela Santa Maria para o recital que preparamos para a cidade de Curitiba, Especialmente por saber que esta maravilhosa cidade é uma grande amante das artes é uma enorme alegria poder proporcionar um a apresentação de este que é um dos mais renomados pianistas do mundo e motivo de grande orgulho para o nosso país.

Ele vem realizando recitais há cerca de 60 anos em palcos do mundo inteiro. Esta é a sua primeira turnê no Brasil. É um antigo desejo que hoje está sendo finalmente realizado, e a apresentação de hoje se torna ainda mais significativa porque a concretização deste desejo começa exatamente aqui em Curitiba, cidade conhecida pelo alto nível cultural da sua população e pelas suas variadas e históricas heranças culturais.

As peças a serem interpretadas são de Bach, Brahms, Ravel e Liszt, escolhidas a dedo pelo pianista Kun Woo, e tenho a impressão de que se harmonizará naturalmente com o belo ambiente da Capela Santa Maria.

Agradecendo mais uma vez por virem prestigiar o evento de hoje, espero que todos possam ter um belo momento de apreciação da música clássica transmitida pelas mãos de nosso grande pianista.

Desejo a todos um grande espetáculo. Obrigado.

Jeong-gwan Lee, embaixador da República da Coreia na República Federativa do Brasil.

Pianista Kun Woo Paik se apresenta no Brasil  http://bit.ly/2dPWFAk

 A Embaixada da República da Coreia traz, ao Brasil, o pianista Kun Woo Paik, para duas apresentações no país – uma em Curitiba, no dia 9 de outubro, e a outra em Brasília, no dia 11. Essa é a primeira vez que o pianista, famoso em todo o mundo, se apresenta no Brasil.

Na capital federal, Kun Woo Paik tocará os concertos de Maurice Ravel Concerto Piano em Sol maior e Ludwig Van Beethoven Concerto Piano no.3 Op.37, acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro sob a regência do Maestro Claudio Cohen. A apresentação, que será realizada no Teatro Pedro Calmon, às 19h30, marca as comemorações da Data Nacional da República da Coreia.

Em Curitiba, o recital será realizado na Capela Santa Maria, às 18h30. O artista tocará Johann Sebastian Bach (French Suite nr. 5 em Sol Maior), Johannes Brahms (Haendel – Variações), Maurice Ravel (Valsas Nobras e Sentimentais) e Franz Liszt (Fantasia e Fuga).

Kun Woo Paik

Nascido em Seul, Kun Woo Paik é muito admirado por sua forma apaixonada e virtuosa de tocar. O primeiro concerto dele foi aos 10 anos. Aos 15, ele se mudou para Nova York para estudar música. É vencedor do prêmio de Naumburg e medalha de ouro em concursos internacionais de piano. Em 1974, Paik fez sua estreia na Europa com três recitais consecutivos no Wigmore Hall, em Londres, seguido em 1975 por um recital na Filarmonie de Berlim. Atualmente, o pianista vive em Paris, na França, e é diretor artístico do Festival Internacional de Música de Dinard e, no ano 2000, recebeu do governo francês o título de “Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres”.

Fotografia: Gilson Camargo.

Em 10 de outubro de 2016 por Gilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *