Dueto Gastronômico no MON – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR

27_05_2012_tecnoprofessional_foto_gilsoncamargo_curitiba30

No último dia 28, a Tecno Professional emprestou seu apoio ao Dueto Gastronômico, uma ação exclusiva do programa Visa Infinite Experience, onde um seleto grupo de portadores dos cartões Visa desfrutou de um jantar especial no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os presentes tiveram a oportunidade de degustar um menu surpresa elaborado a quatro mãos pelo chef Celso Freire, um dos melhores da cozinha brasileira em sua geração e pela chef Flávia Quaresma, eleita a mulher mais influente do Brasil na categoria Gastronomia pela revista Forbes.

27_05_2012_tecnoprofessional_foto_gilsoncamargo_curitiba11

Para começar:
Ricota defumada na chapa com compota de tomates orgânicos – Celso
Creme de pupunha com coco, camarão e dendê – Flavia
Carpaccio de cordeiro com mostarda e curry – Celso
Pequenino risoto de abóbora com cogumelos e chorizo crocante – Flavia
Entrada:
Trouxinha de patê de foie gras com creme de funghi porcini – Celso
Primeiro prato:
Cherne 3 continentes. Com sabores da Africa, de Portugal e do Brasil – Flavia
Segundo prato:
Medalhão de pato e maçã grelhados com migas de pão e jus de Calvados – Celso
Sobremesa:
Bavaroise de Cointreau e laranja com calda de caramelo e farofa de nozes – Flavia

O Celso nos solicitou inicialmente apenas um forno combinado e nós estendemos essa oferta incluindo um abatedor de temperatura e uma lava louças. Lavar louças não agrega valor, mas é a tarefa mais árdua da cozinha, então a lava louças caiu muito bem nesse evento e está ajudando bastante o pessoal de suporte. Mas, eu gostaria de destacar que 90% dos alimentos deste evento foram feitos no forno, só que foram feitos no sábado e no domingo para servir hoje. Como se conseguiu fazer isso? Cozinhando no forno, com altíssima qualidade, com alto desempenho, com uniformidade nos resultados. Todo esse alimento, que estava a mais de 100 graus teve a sua temperatura abatida para 3 graus, a temperatura de refrigeração, o que permite aumentar a vida de prateleira dos alimentos em até 5 dias mantendo todas as suas propriedades organolépticas: sabor, textura, cor, nível de umidade, etc… tudo isso é preservado nesse processo de cozinhar e abater da Electrolux, que no mundo gastronômico chama-se “cook & chill”. Isso permitiu que a chef Flávia Quaresma e o chef Celso Freire não tivessem o sufoco de fazer toda a preparação nessa tarde, eles conseguiram se programar e fazer com tranquilidade. Essa é uma das vantagens pra você que faz evento, de poder se programar. A Electrolux entra com produtos de ponta e com desempenho muito superior na indústria. Então isso é o que a gente conseguiu captar com eles; um nível de satisfação muito alto desses dois renomados chefs.
Paulo Rosa

contato@tecnoprofessional.com.br
(41) 9698 4420 – Paulo Rosa
www.electrolux-professional.com.br

27_05_2012_tecnoprofessional_foto_gilsoncamargo_curitiba12
Celso Freire entre seus “braços direito e esquerdo”, os assistentes Carlos Henrique Mancuso e Ederson Borges Barbosa, o abatedor de temperatura e o forno combinado Electrolux.

Já corre um pouco a fama nesse Brasil de que vale a pena vir pra Curitiba fazer eventos conosco porque a gente traz isso pras pessoas. Ter uma cozinha dessas e um equipamento desses é uma necessidade e um privilégio. O meu cardápio e o da Flávia foi todo pro forno, foi todo pro resfriador. A agilidade, a confiança e a produtividade que você tem é brincadeira… é tão simples e tão fundamental na vida da gente que isso realmente faz a diferença! Um equipamento desses valoriza a todos. Valoriza o cara que forneceu o peixe porque o peixe fica bom. Valoriza a pessoa que colheu o tomate porque o tomate fica perfeito, e assim por diante. A Tecno é uma grande parceira e nós estamos nos comportando pra que esse namoro vá longe!
Celso Freire

flaviaquaresma_27_05_2012_tecnoprofessional_foto_gilsoncamargo_curitiba11

É um prazer estar em Curitiba, uma cidade que eu adoro, ainda mais estando com um amigo, grande amigo que é o Celso Freire. Fazer evento com ele é uma tranquilidade. Mesmo quando ele faz esse Gastronomix, essas coisas loucas em que circulam milhões de pessoas eu venho feliz porque eu sei que ele traz uma equipe bacana e o equipamento que a gente merece também, que é fundamental pra fazer um evento pra tanta gente. É uma mega responsabilidade, né. São 150 almas hoje aqui e é uma doação o que a gente faz. A gente faz com muito carinho, então tem que estar tudo perfeito pra refletir lá fora esse carinho que a gente coloca aqui dentro na comida, e pra isso é fundamental dispor do equipamento certo pra poder trabalhar tranquilo. Nos pratos que eu fiz, em todos eles eu tive a felicidade de ter o forno Electrolux ao lado, e também o resfriador, porque você trabalha com as temperaturas, coloca isso na câmara, vai pra casa dormir e volta pro dia do evento feliz, sabendo que vai encontrar aquele produto exatamente como imaginou.

Eu uso muito o forno combinado e acho que não tem como a gente voltar atrás, principalmente pra eventos. Em casa e em situações pequenas até dá, mas passou de quinze pessoas eu já acho que você tem que ter a tranquilidade de garantir que todos os pontos vão estar iguais. O camarão, nesta quantidade a gente poderia saltear, óbvio, correndo o risco de ficar um com o cozimento diferente do outro. Então aqui eu joguei primeiro o vapor pra segurar a umidade do camarão, deixar no cozimento certo, depois a gente colocou em alta temperatura, muito quente, só pra dar aquele bronzeado, como se ele realmente tivesse pegado sol, dar uma carinha bacana e a crocância por fora. Tudo igual, na mesma hora. Isso o forno permite.
Flávia Quaresma

27_05_2012_tecnoprofessional_foto_gilsoncamargo_curitiba21

Cliente: http://tecnoprofessional.wordpress.com/2012/05/31/dueto-gastronomico-no-mon-museu-oscar-niemeyer-curitibapr/
Fotos: Gilson Camargo

Em 16 de maio de 2013 por Gilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *