Ponte sobre o Rio Pelotas – Início das obras de reforma

riopelotas_km0_autopista_planaltosul_2012_foto_gilsoncamargo_web

A ponte sobre o Rio Pelotas, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está passando por obras de reforma, reforço e alargamento, onde serão implantados acostamentos nos dois sentidos do tráfego. Inicialmente, os técnicos estão trabalhando no interior da ponte, devido a sua estrutura ser oca.

riopelotas_km0_autopista_planaltosul_2012_foto_gilsoncamargo1web

Para fazer o alargamento, os engenheiros desenvolveram um projeto que prevê a utilização de cabos de aço protendidos nos módulos de concreto que sustentam a ponte. Quando foi construída, em 1966, foi utilizada uma técnica de superestrutura em balanços sucessivos, devido ao grande vão que a obra deveria transpor. Por isso, para que não sejam alteradas as características da obra, os módulos precisaram de reforço.

Pelotas detalhe
Secção transversal em detalhe do projeto de reforma desenvolvido pela engenharia da Autopista Planalto Sul.

Quando foi projetada, a ponte previa determinado esforço. Ela aguentava o peso e as cargas que os veículos da época transportavam. Agora, a revitalização vai trazer uma nova configuração adequada ao transporte atual. Esta obra está prevista no contrato de concessão e deve terminar em fevereiro do ano que vem.

autopista_planaltosul_base_lages_foto_gilsoncamargo_2012agosto007

Por enquanto, pelos trabalhos estarem sendo desenvolvidos no interior da ponte, não há alteração no tráfego, porém dentro de um mês, o fluxo deverá passar a ocorrer de forma alternada, com a utilização de semáforos.

autopista_planaltosul_base_lages_foto_gilsoncamargo_2012agosto021

Link para a publicação na localidade original: http://autopistaplanaltosul.wordpress.com/2012/08/14/ponte-sobre-o-rio-pelotas-inicio-das-obras-de-restauro-e-alargamento/

Fotos: Gilson Camargo

Em 16 de maio de 2013 por Gilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *