De Jayme Bernardo para Jum Nakao – Mostra Artefacto 2017

 width=

Arquiteto homenageia o designer e diretor de criação Jum Nakao, em ambiente que se revela através de uma coautoria entre os dois profissionais.

Simplicidade e minimalismo de um jeito bem oriental é a proposta do arquiteto Jayme Bernardo para o ambiente “Vitrine Artefacto – Jum Nakao”, a vitrine principal da 16.ª edição da Mostra Artefacto Curitiba, que será inaugurada no dia 18 de agosto, em um coquetel para convidados na loja, com a participação de Jum Nakao. Com o tema Decor + Fashion, essa edição propõe homenagens a estilistas e marcas de moda e luxo, através de projetos que estabeleçam conexões entre a arquitetura e as passarelas. O homenageado de Jayme é o designer e diretor de criação Jum Nakao, brasileiro, neto de japoneses e residente em São Paulo. A vitrine do arquiteto poderá ser visitada pelos próximos quatro meses na loja Artefacto Curitiba, localizada na Rua Comendador Araújo, 672, no Batel.

_DSC0953

A primeira ação, segundo Jayme, foi consultar Nakao e iniciar o projeto a quatro mãos, pois somente assim poderia tratar o espaço como uma coautoria entre moda e arquitetura. “O ambiente se distingue em planos lineares e bem horizontais, algo que o próprio formato da vitrine já favorece. A paleta de cores e os materiais são neutros e procuramos, com isso, valorizar a inserção do trabalho do estilista através de imagens projetadas e tecido estampado”, explica Jayme.

Para ele, o minimalismo, a atenção aos detalhes, o uso de materiais em seu estado natural, o recorte e a volumetria são características que estão presentes tanto em seu trabalho quanto nas criações de Nakao, e que reforçam a escolha pelo homenageado. “Exploramos ao máximo todo o portfólio do Jum Nakao em forma de imagem, uma vez que suas criações têm um aspecto inusitado – são todas rasgadas pelas modelos após o desfile. Por esse motivo, pensamos em como expor essas imagens de um modo diferente e optamos por dois extremos da tecnologia. Como temos o ambiente dividido pelo acesso da loja, de um lado usamos um projetor de alta tecnologia para um vídeo e, no lado oposto, a nostalgia dos antigos projetores, inclusive com aquele som característico da troca dos slides”, detalha o arquiteto.

Entre o mobiliário da Artefacto especificado para o projeto, estão peças como Sofá Maddox, Puff Maddox, Mesa Lateral Vidre, Mesa Jantar Lake, Cadeira Giorgio, Sofá Argand e Bancos Tappo II. Um dos highlights é a poltrona Giorgio que, graças ao design arrojado, não poderia ficar de fora do espaço.

Para Jayme, o ponto de união entre moda e arquitetura é a necessidade de ter um pouco de arte para desenvolver qualquer uma delas. “O trabalho criativo que produzimos na arquitetura tem, muitas vezes, os mesmos elementos que encontramos na moda quando pensamos em combinar materiais, texturas e cores. Gosto muito de acompanhar as tendências de moda e perceber como é fácil estabelecer essa ligação. Me sinto honrado em ter a oportunidade de trabalhar com um profissional de talento único como Jum Nakao”, finaliza ele.

_DSC1297

Um pouco sobre Jayme Bernardo

Há 35 anos, Jayme Bernardo assina projetos arquitetônicos, de interiores e mobiliário exclusivos. Em 1982 formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, em 1983, abriu o próprio escritório na capital paranaense. Consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, assina de 80 a 100 criações por ano, únicas. Isso, graças às atualizações constantes feitas através de visitas a feiras nacionais e internacionais, livros, revistas e muitas viagens.

A atuação do escritório Jayme Bernardo Arquitetura não se limita a Curitiba. Com filial na capital de São Paulo e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, também atua em outras grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Foz do Iguaçu e Goiânia. No mercado internacional, seu escritório é o contato brasileiro para o Studio Pininfarina, com sede em Miami, além de outros projetos em solo estadunidense. Para o mercado europeu, Paris é a capital de atuação com projeto de interiores, tudo sob o comando de Jayme Bernardo e sua equipe de mais de 30 profissionais.

Em 2011 o arquiteto lançou sua marca de mobiliário e objetos de decoração, a Jayme Bernardo Design. A primeira peça inscrita em um concurso, a mesa Medusa, levou o prêmio Idea Brasil 2012. De dezembro de 2013 a março de 2014, realizou uma exposição de sua linha de design no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

_DSC1833a

Serviço:

“Vitrine Artefacto – Jum Nakao”, por Jayme Bernardo, na Mostra Artefacto Curitiba 2017.
Endereço: Artefacto Curitiba | Rua Comendador Araújo, 672 – Batel.
Visitação: a partir de 19 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h, por quatro meses.

Texto: Mcomm

Em 22 de agosto de 2017 por Gilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *